3D Tri Gate, novo chip da Intel



3D Tri Gate, o novo chip da Intel é a promessa desse minúsculo processador, especificamente 22 nm (1 nanômetro = 0,000000001 metro - na cabeça de um alfinete caberiam seis milhões deles), com a sua estrutura tridimensional mostra ser eficiente, rápido e econômico no consumo de energia.



De acordo com o release da Intel define este chip:
“Os transistores 3-D Tri-Gate representam a reinvenção do transistor. A porta bidimensional tradicionalmente “plana” é substituída por um silício tridimensional em forma de quilha, incrivelmente fino que sobe verticalmente desde o substrato do silício. O controle da corrente é feito por meio da inclusão de uma porta em cada um dos três lados – uma em cada lado e uma em cima – ao invés de apenas uma em cima, como acontece com os transistores planos 2-D. Esse controle adicional possibilita que o fluxo da corrente no transistor seja o máximo possível quando o transistor estiver em estado ligado (para desempenho), e perto de zero quando ele estiver em estado desligado (para minimizar o consumo), além de possibilitar uma troca muito rápida entre os dois estados (para desempenho).

No vídeo abaixo (em inglês) mostra a estrutura desse chip.


Em outras palavras, a Intel quer entrar no mercado revolucionário no nicho de produtos desde os celulares,  eletrodomésticos e maquinários industriais. A concorrência é saudável e só temos a ganhar na alta tecnologia com eficiência e baixo consumo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seguindo...
Dá uma passada lá no meu e me siga tbm!
♥ღ Mulheres Que Amam Errado ♥ღ
http://mulheresqueamamerrado.blogspot.com

Anônimo disse...

sinceramente... detesto tecnologia, aliás, estudá-la...
mas boa a iniciativa do blog

Cissa Romeu disse...

Pessoal,
também estou seguindo vocês, obrigada por prestigiar meu blog!

Humoremconto
http://anaceciliaromeu.blogspot.com

Lindalva disse...

super interessante teu blog... PARABÉNS pelo contéudo...Vim lhe informar que seu voto no Pena de Ouro foi computado com sucesso. Ah! E domingo dia 29 de maio minha Ilha estará na Copa Blog na Dado Pag, podes votar em dois e um dos votos pode ser em mim kkkkkkkkkkkkkkkkk que achas da ideia? beijos no coração! Já estou te seguindo...