Cursos de Informática




Para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho na área de informática, é bom saber as principais funções e cargos desde a área técnica ou de nível superior.  Para quem vai prestar vestibular ou quer aperfeiçoar seus conhecimentos, nunca é tarde para saber as afinidades dessa área que requer raciocínio lógico e paciência. Abrange várias especialidades, desde a parte de hardware, sistemas operacionais, linguagens de programação, banco de dados e funcionalidades da internet. Confira alguns cursos técnicos e superiores.



CURSOS TÉCNICOS
- Técnico de Informática:
Realizar atividades de nível intermediário que envolvam a adequada automatização de rotinas, por intermédio do desenvolvimento, codificação, teste, implantação, documentação e manutenção dos programas e sistemas; a verificação, a preparação e a operação de equipamentos de informática, com a transferência de dados para sistemas automatizados; o atendimento aos usuários; a realização de trabalhos que exijam conhecimentos básicos e/ou específicos de informática; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

- Técnico de Informática para Internet: profissionais que atuam no planejamento, análise, desenvolvimento, avaliação, manutenção e utilização de tecnologias empregadas no estabelecimento de aplicações para Web.  Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos. Desenvolve e realiza a manutenção de sítios e portais na internet e na intranet.

- Manutenção e Suporte em Informática:  Instalar e configurar sistema operacional em um computador; Instalar e configurar periféricos em um computador bem como montar um computador; Saber escolher um computador para determinado tipo de tarefa; Elaborar e executar projetos e sistemas de redes locais de computadores; Especificar, montar, instalar e realizar manutenção preventiva e corretiva em computadores; Avaliar a necessidade e executar ações de treinamento e de suporte técnico em informática.

- Técnico em Telecomunicações: Este profissional mescla um pouco da informática junto na elaboração de projetos de telecomunicações. Atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de comunicações, atendendo a regulamentação específica.  Desempenha as atividades de planejamento, operação e manutenção em equipamentos de telefonia, redes de telecomunicações e transmissão e comunicação de dados.

Em cursos superiores há:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. Outra tarefa importante executada por esse profissional é a atualização constante dos sistemas, uma vez que mesmo os produtos existentes necessitam de programação e análise. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, elaborando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. Tem de manter-se atualizado também com as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos. Pode atuar, ainda, como consultor na área de sistemas de informação.

- Sistema de Informação: Muito parececido com o curso anterior, o tecnólogo em Sistema de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores. Nas redes internas das empresas e outras instituições e na internet, monta e gerencia bancos de dados e ainda desenha páginas de sites, que devem ser funcionais e elegantes, trabalho que exige versatilidade e criatividade.

- Gestão da Tecnologia da Informação: O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. É de sua alçada avaliar os sistemas de informação, segurança e bancos de dados, implementar sistemas de automação no gerenciamento da informação nas instituições e determinar estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também são de responsabilidade desse tecnólogo o diagnóstico de disfunções de sistema, a implementação de rede de intranet, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para isso, ele deve estar sempre em dia com as novas tecnologias de informação e com os novos softwares do mercado.

- Engenharia de Computação: É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores, de acordo com as necessidades do mercado. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Pode, ainda, planejar e implementar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.

- Mecatrônica: Esse tecnólogo projeta e instala máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção, além de gerenciar sua operação e manutenção. Pesquisa, desenvolve e implanta softwares para operar equipamentos e, em parceria com o engenheiro de produção, escolhe materiais e tecnologias a ser empregados na usinagem. Outra área de atuação encontra-se nas empresas do ramo metalmecânico, como metalurgicas e fábricas de autopeças.

- Design e Produção Grática: Esse tecnólogo desenvolve projetos gráficos de livros, jornais, revistas e sites na internet. Ele encontra campo de trabalho em gráficas e nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas, no setor público e também em organizações não governamentais. Cuida da gestão da produção nos diversos segmentos da indústria gráfica. Empregando programas eletrônicos de desenho, editoração e tratamento de imagens, define a aparência e o formato das páginas, as cores, o tamanho e os tipos de letra, assim como máquinas, equipamentos, tinta e tipo de papel a ser utilizados. Cria logotipos, marcas e embalagens. Na produção gráfica, gerencia os processos de composição, impressão, revisão das provas, montagem e encadernação.

- Rede de Computadores: Identifica, desenvolve e implanta projetos, configura e gerenciar ambientes de redes para otimizar o funcionamento de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, com qualidade e segurança nos processamentos da comunicação de dados necessários para sua operação. Analisa programação de computadores, arquitetura de redes, sistemas operacionais, protocolos de comunicação e da tecnologia de ponta da computação na área de redes, torna o egresso apto a desenvolver soluções, para situações complexas e originais.

- Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos: Projetar e desenvolver jogos eletrônicos, desde a pesquisa, implementação, programação até a finalização. Geralmente, as faculdades oferecem este curso como pós-graduação.

Fundamental qual for o curso escolhido, profissional tenha domínio do idioma inglês, já que praticamente todos os programas o utilizam.

Fonte: guiadoestudante

0 comentários: