Watson IBM


"Elementar, meu caro Watson". Sherlock Holmes diria ao seu assessor, Watson, quando uma dúvida é respondida. Watson, na vida tecnológica, é o nome de um supercomputador projetado e desenvolvido pela empresa IBM. Virou um super star ao participar de um dos programas de TV mais vistos nos Estados Unidos - Jeopardy.

Jeopardy é um programa, no caso, de respostas e perguntas, que começou desde a década de 1960, onde os participantes ganham prêmios em dinheiro. Sim, de forma diferente, os competidores recebem as respostas e tem que formular a pergunta em três segundos.

Equipado por um sistema de computação onde ele tem a informação da um super banco de dados de forma que as palavras se conectam de forma coerente e rápida. Watson é um super computador com velocidade equivalente a mais de 6 mil desktops interligados.

Com duas vitórias no mês de fevereiro de 2011 contra os veteranos Brad Rutter (este ganhou mais de US$ 3,4 milhões) e Ken Jennings (outros US$ 2,5 milhões) e uma perda em março para o deputado americano Rush Holt, Watson mostra ser um projeto audacioso para o futuro, talvez com o objetivo de auxiliar a medicina no diagnóstico de pacientes, ou na justiça nos precedentes criminais ou civis. Vejo, mais além, um robô com corpo humano como é retratado em vários filmes fictícios.

O Watson já convive conosco, de forma tímida, nas secretárias eletrônicas das centrais de banco - para saber um extrato, ou nas centrais telefônicas para obter um endereço. Mas o futuro irá nos surpreender quando pudermos realmente conversar com o Watson tirando todas as dúvidas do mundo que vivenciamos, tendo mais praticidade no dia a dia. O tempo passa rápido e qualquer problema atual precisa ser resolvido em 3 segundos. Modernidade e suas máquinas maravilhosas. Como viver sem elas?!

fonte: http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1654775-17665-310,00.html

0 comentários: